"A arte de Educar com Amor."

Nova Andradina, MS, Brazil
Somos a Escola Municipal "Mundo da Criança - Pólo", localizada no município de Nova Andradina, atualmente atendemos Educação Infantil e Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano, contando com quase 500 alunos. Venha nos visitar.

quinta-feira, 17 de março de 2011

Carnaval Mundo da Criança!


Carnaval e História do Carnaval

O carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Tem sua origem no entrudo português, onde, no passado, as pessoas jogavam uma nas outras, água, ovos e farinha.
O entrudo acontecia num período anterior a quaresma e, portanto, tinha um significado ligado à liberdade. Este sentido permanece até os dias de hoje no Carnaval.
História do Carnaval 
O entrudo chegou ao Brasil por volta do século XVII e foi influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Em outros  países o carnaval ocorria em formas de desfiles urbanos, onde os carnavalescos usavam máscaras e fantasias.
No Brasil, no final do século XIX, começam a aparecer os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos "corsos". As pessoas se fantasiavam, decoravam seus carros e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades. Está ai a origem dos carros alegóricos, típicos das escolas de samba atuais.
A primeira escola de samba surgiu no Rio de Janeiro e chamava-se Deixa Falar. Anos mais tarde a Deixa Falar transformou-se na escola de samba Estácio de Sá. A partir dai o carnaval de rua começa a ganhar um novo formato. Começam a surgir novas escolas de samba no Rio de Janeiro e em São Paulo.
 Outros ritmos de carnaval são frevo, axé, maracatu e marchinhas carnavalescas.
A mistura da tradição européia com os ritmos musicais dos africanos criou no Brasil um dos maiores espetáculos populares do mundo. O carnaval nasceu no Egito, passou pela Grécia e por Roma, foi adaptado pela Igreja Católica e desembarcou aqui no século XVII,trazido pelos portugueses.
Com este intuito a Escola Municipal Mundo da Criança Pólo, realizou  as brincadeiras com os alunos dos dois períodos, aja vista estarem motivados para reunir-se com seus amigos e professores para usufruir deste momento mágico, enfim com o brilhantismo dos professores e alunos, fantasiados pois os pais tiveram a participação de enviar seus filhos fantasiados causando tamanho sucesso entre todos.
Agradecemos a participação de todos que mais uma vez contribuiu para a realização deste evento tão marcante na vida de nossas crianças, finalizou a Diretora Liliane Bertoldi Francisco. pois educar faz parte destes momentos de alegria contagiante envolvendo toda a comunidade escolar. 




terça-feira, 15 de março de 2011

Comemoração dia do Circo


Escola Municipal Mundo da Criança – Pólo Comemora o dia do Circo

Os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental durante o processo de Ensino Aprendizagem aprendem o conteúdo sobre o circo e para tanto sabem que um circo é comumente uma companhia que reúne artistas de diferentes especialidades como malabarismo, palhaço, acrobacia, monociclo, contorcionismo, equilibrismo, ilusionismo, entre outros, explicou aos alunos os professores desta unidade escolar, para os alunos maiores trabalhou a história do circo quase todas as civilizações antigas  dos chineses aos gogos, dos egípcios aos indianos já praticavam algum tipo de arte circense há pelo menos 4000 anos, mas o circo como o conhecemos hoje só começou a se formar durante o Império Romano.
Segundo a diretora Liliane Bertoldi Francisco, não podemos esquecer desta arte que nos trás magia, alegria, faz com que nossos pequenos soltam gargalhadas com os palhaços, pensando nesta interação, pois através da cultura do circo aprende-se novas linguagens, novas experiências, o mais importante foi trabalhar com os alunos o circo no Brasil que começa no XIX, com família e companhias vinda da Europa, onde agrupavam-se em guetos e manifestavam sentimentos diversos através das de interpretações teatrais onde não demonstravam apenas interesses individuais e sim despertavam consciência mutua finalizou a diretora.
Cada professor trabalhou o circo de acordo com a idade da criança explorando também o uso de animais em circos, pois há uma grande controvérsia sobre o uso de animais em circos, há duas correntes de pensamento, com prós e contras o uso de animais em shows. Atualmente é proibido o uso de animais em algumas cidades, mas na maioria dos municípios brasileiros ainda é permitida sua exibição, tendo em vista que não há uma legislação federal que regule a matéria. Empresários circenses, artistas, produtores culturais e alguns estudiosos lutam para que seja aprovada uma legislação federal que regulamente o uso de animais em circos, finalizou a professora Joice Gomes do 4º ano.
Agradecemos a participação dos pais, dos professores dos funcionários, pois a equipe de gestão está atenta afim de atingir os objetivos estabelecidos para cada faixa etária que deverão ser aprofundados e ampliados, garantindo-se, ainda, mais oportunidade para os alunos adquirirem mais conhecimentos e respeito pelo processo de criação e produção.
Com o companheirismo, respeito e dedicação do Prefeito Gilberto à educação desta unidade escolar estaremos buscando atingir as metas pré-estabelecidas para alavancar com o sucesso o ensino aprendizagem salientou a Diretora Liliane Bertoldi Francisco.









sexta-feira, 11 de março de 2011

Projeto Evacuação de Emergência!

Escola Municipal Mundo da Criança – Pólo da continuidade ao projeto Evacuação para Emergência.


A direção da Escola Municipal Mundo da Criança, juntamente com a A.P.M, e em especial com a Capitã do Corpo de Bombeiros Militar Tatiane Inore, que realizou nesta semana a segunda etapa deste projeto que tem como objetivo trabalhar com os alunos, pais, professores, Administrativos as diversas situações de emergências que poderá acontecer dentro da unidade escolar.
A principio no ano de 2010, com a presença da Diretora Geral da Semec Jeni Suely Lombardi Arraiz, fizeram o lançamento do projeto, onde foi comprados extintores e apresentado pela Capitã aos alunos, aos professores, funcionários a presença dos mesmos na escola, sua função, o motivo pelo qual somente os adultos poderão estar acionando os extintores, e porque devemos te- los, portanto durante o ano de 2011 , o projeto esta sendo implementado com a palestra e treinamento especial com toda a equipe desta unidade escolar por tratar-se de mais uma etapa da implementação do plano de evacuação de emergência, onde ainda  neste semestre tem por objetivo executar um simulado dentro dos preceitos da evacuação de emergência escolar. Os Professores e funcionários nesta semana participaram do plano a fim de Apreender sobre a sua importância bem como manusear extintores que já foram instalados.
Salientamos que novamente a Escola Municipal Mundo da Criança vai alem e investe na segurança e acima de tudo na formação cidadã dos alunos.
Com esse intuito o próximo passo será trabalhar as estratégias de evacuação com alunos, professores e funcionários, locais de saída de emergências, o sistema de sinalização de luz de emergência e sons da sirene e o treinamento propriamente dito para evacuar o local ordenadamente.
Conforme a Diretora Liliane Bertoldi Francisco, é importante esta parceria com a Capitã, pois lidamos diariamente com vidas que nos são diamante onde os pais  nos deixam com respeito e muito afeto em contrapartida toda equipe esta na unidade para contribuir com esse crescimento, por tanto o agradecimento especial aos pais pelo apoio a esta unidade escolar, a Semec que tanto busca e prima pela melhoria da educação, ao Prefeito Gilberto Garcia que nos honra com sua atuação e dinamismo em favor da criança, a capitã pela disponibilidade da montagem e implementação do plano nesta unidade e a A.P.M, através da presidente Carmen Ojeda e o Tesoureiro João Casado que em todos os momentos se fazem presente contribuindo por uma total realização do plano.
Finalizando estou feliz por fazer parte desta grande equipe pois, a educação de nossos
pequenos bem como a segurança de cada um é de primordial importância em nossas vidas, refletindo assim na aprendizagem de cada ser humano presente na dia-a-dia desta unidade escolar.   
 Confira algumas fotos: