"A arte de Educar com Amor."

Nova Andradina, MS, Brazil
Somos a Escola Municipal "Mundo da Criança - Pólo", localizada no município de Nova Andradina, atualmente atendemos Educação Infantil e Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano, contando com quase 500 alunos. Venha nos visitar.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Projeto " Água - Sanesul "

A proposta deste projeto pedagógico foi dar um respaldo positivo aos alunos do 1º ano da Escola Municipal Mundo da Criança vivenciando os fatos reais ao seu próprio olhar. O tema do Projeto “Água” onde foi proporcionado uma visita à sede da Sanesul de Nova Andradina para melhor compreensão do tratamento e cuidados com a água, bem como a distribuição até nossas residências. Assim a empresa disponibilizou os técnicos da rede Sr. Marcos e Sergio para explanar todo o seu conhecimento e oportunizar perguntas e questionamentos obtendo respostas satisfatórias. Sendo o objetivo de o sistema vivenciar o real para melhorar a compreensão.

 Assim os alunos das professoras Edvânia Polli e Jane Claudia, saciam seus questionamentos e estão decididos a buscar soluções e contribuir para realizar trabalhos que visão o não desperdício de água, também atingiu os objetivos propostos pelo ensino apostilado, ampliando o vocabulário, enriquecendo suas experiências, organizando idéias e pensamentos, exercitando a memória e pensamentos.




Assim concluímos que através deste projeto desenvolveremos em nossos alunos também o senso de responsabilidade para perceber que precisamos e devemos cuidar das nossas águas, evitarem desperdícios e repassar aos nossos familiares tudo que foi ensinado tanto pelos técnicos da Sanesul quanto pelos nossos professores, pois os mesmos são criadores e preparadores na organização da aula e seu espaço.
O professor é descobridor de trabalho que visa sugerir procedimentos e atividades que os alunos possam concretizar para se desenvolverem finalizou a Diretora Liliane Bertoldi Francisco.
Agradecendo a Secretaria de Transportes na pessoa do Secretario Roberto Ginell que não mediu esforços para que este projeto fosse realizado.


quinta-feira, 16 de junho de 2011

Projeto " Cultura de Mão em Mão "

"CULTURA  DE  MÃO  EM  MÃO"
 
      


 
        Projeto de incentivo à leitura foi mais uma vez realizado, envolvendo toda comunidade, além dos estudantes de Nova Andradina.
     A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto (Semec) desenvolveu a segunda edição do projeto “Cultura de mão em mão”, uma ação envolvendo toda comunidade, incentivando à leitura, proporcionando às pessoas a oportunidade de ter acesso aos mais variados tipos de literatura.
     De acordo com informações da secretária Nair Lorencini, as escolas, em parceria com a comunidade, promoveram o Dia do Livro, além de buscar aumentar o índice de leitores no município. A Semec recebeu livros da Fundação de Cultura, que foram colocados à disposição da população durante a realização do projeto. Neste ano, a arrecadação foi de livros de literatura, e a Semec solicitou a doação de exemplares para promover um grande evento, com a ajuda da comunidade.
        O projeto foi realizado nos dias 18, 19 e 20 de abril. A mobilização na Praça Queneciano Cecílio de Lima para realização do “Dia da Leitura”, com stand de livros, ficha de leitura e cadastro de possíveis leitores, que poderão levar e fazer empréstimos de livros.
        Houve ainda exposição de trabalhos dos alunos de Ensino Fundamental e Centros de Educação Infantil, e foram contadas histórias com fantoches.



        O prefeito Gilberto Garcia considera que o incentivo à leitura é fundamental para o progresso dos alunos, como cidadãos críticos e para que sejam futuros profissionais de sucesso. “A educação é nossa prioridade”, afirma o prefeito.

terça-feira, 14 de junho de 2011

Dia do Índio

Projeto 19 de Abril, dia do Ìndio.
















    A Escola Municipal Mundo da Criança - Polo, vem homenagear os primeiros donos das terras do Brasil. Os índios influiram em nossa cultura com seus usos e costumes, é grande a quantidade de palavras que nos legaram.
    Conforme os trabalhos realizados em sala de aula pelos professores desta unidade escolar falou-se sobre as poucas tribos que conservam costumes e tradições indígenas, como morar em ocas, dormir em redes, pintar o corpo, enfeitar-se com colares, estima-se que, em 1500, existiam cerca de 4 milhões de índios no país, apesar da variedade dos povos que aqui viviam (tribos), cada um com seus costumes, suas crenças, sua língua e sua organização familiar a população indígena original apresentava algumas características em comum: viviam da caça e da pesca, afirmou as professora(e)s envolvidos nos projetos.
    Trabalhou-se a semana inteira o conteúdo sobre os índios, assim para término das festividades houve a confecção dos cocares e danças realizadas pelos alunos e professores concluiu a Diretora Liliane Francisco.

Programa "Papa Pilhas"

        A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Integrado (Semdi), em parceria com o comércio local, está dando continuidade ao Projeto Papa Pilhas, que visa realizar o recolhimento e destinação final correta para pilhas e baterias consumidas em Nova Andradina.

        A escola "Mundo da Criança" não poderia ficar de fora desta iniciativa e também esta realizando durante todo o ano letivo de 2011 a coleta destes materiais, o projeto tem a iniciativa do professor de Educação Física Andrei Fernando Picoli e total apoio da Diretora Liliane Francisco.
           De acordo com o secretário de Desenvolvimento Integrado, Fábio Selhorst, já existe um grande volume de pilhas e baterias nos coletores, o que demonstra que a população está, aos poucos, aderindo à campanha. Fábio informou que o material coletado será inicialmente acumulado e armazenado em local adequado, até ser atingido o volume necessário e viável para ser enviado a uma empresa recicladora, onde será dado o destino final adequado.
        A campanha de conscientização foi iniciada no ano passado, visando atender à nova legislação federal sobre a destinação de resíduos sólidos, representando um grande avanço para a política federal de meio ambiente.

Festa para as Mães

Escola Mundo da Criança realiza festa para as mães
       Com o objetivo de homenagear as mães dos alunos, a Escola Mundo da Criança, da Rede Municipal de Ensino de Nova Andradina, realizou várias atividades, alusivas à data do Dia das Mães.
       Durante toda a semana passada, os professores da escola realizaram trabalhos com os alunos, destacando a importância da mãe na estrutura familiar. Em cada canto da escola, em cada porta, a criança escreveu a sua mensagem, lembrando que tudo se encerra no coração das mães.
       A escola recebeu um grande presente do Prefeito José Gilberto Garcia, que foi a pintura e reforma total da escola, deixando-a mais bonita e confortável, e por isso, a diretora Liliane dos Santos Bertoldi Francisco informou que a comunidade daquela unidade escolar, está eufórica e cada vez mais entusiasmada, por isso, com muita alegria, traduz a sua emoção no trabalho com as crianças.
       Na quadra da escola, os alunos realizaram uma solenidade, onde foram apresentadas poesias, cantigas, versos, tudo homenageando as mães. Foi também oferecido pela diretora, às mães, professores, ASB´s, funcionários administrativos, coordenadores, um café da manhã, no dia 6, e à tarde para o turno vespertino. “Esta é uma forma de homenagear as mães e os nossos funcionários e professores, que não medem esforços para alcançar os objetivos propostos pelo Prefeito Gilberto Garcia, de tornar a Educação em Nova Andradina, uma das melhores do País. E vamos conseguir”, esclareceu a diretora Liliane.
      Ao mesmo tempo, todos agradecem o apoio que recebem da Semec, da APM, e afirmam que “trabalhar pela Educação de Nova Andradina é fomentar cultura, cidadania e preparar os jovens para o amanhã”, concluiu a diretora.

Sessão Itinerante

     Mundo da Criança Polo


    Quase cem pessoas da comunidade das Vilas Operária, Santo Antonio e Sinhá Stela acompanharam de perto o trabalho do Legislativo novaandradinense através da Sessão Itinerante realizada na escola "Mundo da Criança",  no dia 28 de março e assim puderam conhecer mais de perto como funciona uma reunião de vereadores. Além disso, a exposição dos problemas e dificuldades enfrentadas naquela região também foram comentadas.
    O presidente da Câmara, vereador Adriano Palopoli falou sobre a importância deste encontro. "Viemos até vocês para conhecermos os problemas que os afetam diretamente". E acrescenta, "além de legislar e fiscalizar, temos a função de orientara administração em prol do desenvolvimento do município".
    Utilizando a tribuna, moradores pediram apoio aos vereadores sobre a questão da reestruturação dos atendimentos nos ESF's (Estratégia Saúde Familiar), dentre outros.
    A diretora da escola Mundo da Criança, Liliane Francisco, parabenizou os vereadores pela Sessão e aproveitou a oportunidade para reivindicar asfalto na rua André Loyer. De acordo com Liliane, as chuvas causam enormes buracos naquela rua, além do acúmulo de lixo e entulhos que descem e ficam depositados em frente as casas.